sexta-feira, 25 de novembro de 2016

O Maravilhoso Museu Cais do Sertão

E depois da postagem sobre o Paço do Frevo, nada mais recomendável do que mostrar um pouco sobre minha visita a este que também está entre os lugares mais lindos que abriram na cidade recentemente: o Cais do Sertão! 




Inspirado na vida e na obra do eterno Rei do Baião e um dos maiores símbolos da cultura nordestina e sertaneja, Luiz Gonzaga, o museu oferece uma série de atrações interativas que conduzem o visitante por uma encantadora viagem dentro desse universo repleto de arte e cheio de histórias pra contar.



E bota ENCANTADORA nisso  São vários ambientes criados ao londo dos seus 7 mil metros quadrados de área por 6 de altura, distribuídos em dois andares. Objetos verdadeiros a exemplo de sanfonas, gibões, panelas, fotografias, ferramentas e diversos outros acessórios e utensílios daquela época estão lá expostos. Muito bacana ☺


Bacia do Rio São Francisco
Bem, vou tentar mostrar um pouco da visita que fiz por lá. Ah, e só pra lembrar, na entrada tem guarda-volumes caso você precise ;)



Pra começar, informação e interatividade não faltam. Há várias mesas com fones nos quais podemos ouvir músicas e um pouco da história que passa em algumas TVs. Tem também amostras de plantas típicas do semi-árido.

Mapas, painéis com gravuras, bonecos, rádios, brinquedos, utensílios de cozinha...







E olha abaixo uma das partes mais interessantes de lá: o Túnel do Capeta! rsrsrs O nome é esse mesmo. Cheio de espelhos e vozes dizendo vários nomes associados ao capeta, tipo "espírito maligno". É bem surreal e te deixa meio sem noção, com a impressão de que aquelas palavras estão sendo dirigidas a você mesmo. 



   

Esse painel é bem legal. É só tocar nos pontos pra aparecer informações sobre a imagem contida em cada. Essa por exemplo é uma xilogravura representando a canção "Triste Partida", que fala sobre a saga pela qual muitos nordestinos passaram ao imigrar para outras regiões do país, fugindo da terrível seca.



Abaixo, ferramentas, peças de couro, pilão, bancos e vários outros itens usados naquela época. 


E claro, sanfonas! Além da zabumba :)


Casa do Transtempo

 

Quadros, telões, cabines com exibição de vídeos (essa abaixo é recomendada para maiores de 14 anos; era o trecho de um filme eu acho, em que algumas pessoas estavam fazendo uma aula de tiro usando melancias como alvo, e eu entrei bem na hora que mostrava uma estatelada no chão, realmente parecia outra coisa).



Tá pensando que acabou, é? Ainda tem o primeiro andar! E o que dizer desse curso de águas simulando o Rio São Francisco? É LINDO!



Bem, na parte de cima, mais interatividade. 

Vídeos

Nessa ampla sala há discos, livros e sofá pra sentar, ler e relaxar.
Cabines de karaokê 
Sala com oficinas de música
Xilogravuras, muitos bancos e sofás confortáveis pra descansar.
E ainda tava rolando uma dobradinha com o Paço do Frevo, era só apresentar esse papel lá pra pagar meia-entrada.



Bem, acho que agora sim acabou... hehe. E nem preciso dizer que o lugar é INCRÍVEL e pra não deixar de visitar, né?Vá mesmo! O horário de funcionamento é o seguinte:

Terça a sexta, das 9h às 17h;
Sábados e domingos, das 13h às 17h;
Segundas: fechado

Entrada: R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada)
Gratuito às quintas.



Mais uma da série Recife: minha relação de amor e ódio
Confere lá ;)


Até!

***


Nenhum comentário:

Postar um comentário