quinta-feira, 9 de agosto de 2012

Praia do Cabo - PE

O município do Cabo faz parte da Região Metropolitana do Recife, distante cerca de 30 km da capital. Possui algumas das mais belas praias do litoral pernambucano, sendo nove no total: Praia do Paiva, Itapuama, Pedra do Xaréu, Enseada dos Corais, Gaibú, Calhetas, Praia do Cabo, Paraíso e Suape. Um dos grandes destaques do município é a grande formação geológica conhecida como Granito do Cabo, localizado entre as praias de Gaibú, abrangendo Calhetas, a Praia do Cabo, Paraíso, até Suape. Trata-se do acidente geográfico mais antigo do Brasil, que segundo a teoria foi o ponto final de ruptura entre a América do Sul e a África. A conseqüência foi esse grande morro rochoso com cerca de 60 metros de altitude e área de 4 km², formando uma das mais belas paisagens naturais do litoral do estado.




As enseadas dessa grande formação deram origem a algumas praias, como a de Calhetas, e mais ao sul, a Praia do Cabo. Ela não é exatamente uma praia, e sim, mirantes naturais formados pelos imensos paredões rochosos que ficam entre as enseadas. A vista é inesquecível.

Mas antes, fizemos uma parada pra olhar afloramentos rochosos às margens da BR-101, nas proximidades do bairro do Ibura (coordenadas UTM abaixo). São rochas graníticas escurecidas devido à ação do intemperismo. Aí estão algumas clicadas:

25L
Longitude: 0281555
Latitude: 909238



Chegando ao Cabo...


Vamos em direção à "praia", que é um pouco distante. O acesso pode ser feito pela estradinha que segue depois de um dos pontos turísticos da região: a Igreja Nossa Senhora de Nazaré, localizada na Vila de Nazaré, Sítio Histórico do Cabo. Ao seu lado estão as ruínas do Convento Carmelita, simplesmente lindo, e mais adiante, estão as ruínas da Casa do Faroleiro, que observada em meio à imensidão azul do céu e do mar nos garante bons momentos de contemplação...





Lá embaixo ainda não há faixa de areia, e sim, rochas soltas, onde as ondas do mar batem fortemente. Para chegar lá, do ponto onde descemos foi necessário descer aproximadamente 10 metros pelo paredão. Vale muito à pena! O lugar é um impressionante.



Existem vários outros pontos interessantes e atrações diversas para curtir no município do Cabo: praias; rapel, escalada e voo de asa-delta na Pedra da Pimenta; trilhas... Diversão, contato com a natureza e com um pedaço de nossa história não vão faltar!

;D 

Passeio realizado no dia 13/11/2010.


Links sobre a Praia do Cabo:


Nenhum comentário:

Postar um comentário