quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Instituto Ricardo Brennand - Recife/PE


Eita lugar impressionante!

 
http://www.institutoricardobrennand.org.br/
Em alguns instantes somos transportados de uma cidade tropical do século XXI para a suntuosa Idade Medieval. Estamos no IRB! O belo museu que foi fundado pelo empresário e colecionador Ricardo Brennand e inaugurado em 2002, ano também em que fiz minha primeira visita lá.


Logo ao chegar somos conduzidos por uma estrada cercada de charmosas palmeiras imperiais e muito verde ao redor. A entrada já é imponente:


E lá dentro, nos deparamos com seus três prédios em estilo medieval Tudor: a Galeria, a Pinacoteca e o arrebatador Castelo São João, além das diversas esculturas espalhadas por seus jardins.

Nem tenho muito que comentar. Vejam as fotos!



Primeiro, uma volta pelos jardins e fomos para o Castelo...




...Que abriga um grandioso acervo de obras de arte, com destaque para as cerca de 3.000 peças do Núcleo de Armaria, vindas de países da Europa e da Ásia, formando uma das maiores coleções do mundo atualmente.




As fotos internas não ficaram muito boas... 😔 Mas deu pra captar algumas coisas. Olhem essa armadura ao lado... É muito impressionante estar diante de uma dessas! São até um pouco assustadoras...

E a seguir, vamos entrar na sala que pra mim é a mais linda do Castelo... A Sala dos Cavaleiros. Vitrais, altar, armaduras completas, esculturas, quadros e armas... Vejam...




É realmente uma imersão no contexto medieval. Bem, saindo...


...Fomos para a Pinacoteca, que já abrigou exposições como “Albert Eckhout Volta ao Brasil 1644-2002”, coleção de 24 quadros que pela primeira vez saía do Museu Nacional de Copenhagem, Dinamarca.


Atualmente, apresenta as exposições "Frans Post e o Brasil Holandês", que conta com 15 lindíssimos quadros (me apaixonei pelos que retratam paisagens naturais como as de cachoeiras); "Paisagem Brasileira do Século XIX"; e a impressionante "Julgamento de Nicolas Fouquet", com 45 bonecos de cera em tamanho natural, devidamente vestidos com os pomposos trajes da época!



Parecem reais!

Além disso, há muitos móveis e objetos antigos, esculturas e tapeçaria...




E por fim fomos a Galeria. A exposição em cartaz lá é a “Dores da Colômbia”, do artista igualmente colombiano Botero. Ela não pode ser fotografada, mas seus quadros retratam o sofrimento causado pela violência e crueldade humanas representados em crimes, com muito sangue e personagens mutilados.


Depois de tantas andanças, dá pra relaxar um pouco nos bancos dos jardins ou no Café da Pinacoteca.

Se você ainda não conhece, vá! É lindo demais, sem dúvida um dos lugares mais interessantes da cidade do Recife.

Funciona de terça a domingo, das 13h às 17h, e as entradas custam R$ 32,00 a inteira e R$16,00 a meia.

Mais detalhes no site:



Maravilhoso.

Até!

Obs: valores atualizados na postagem em 02/11/19.



Nenhum comentário:

Postar um comentário